Linhas e Fotografias

(Imagem : Martim Whatson)
“Nada peças nem perguntes, inventa o mundo”
-Otto Stupakoff vs Agostinho da Silva

[…]
“E fica a Voz, uma voz dorida que sai das entranhas como a flama de um lume que a tudo consome. Paixão pura, gratuita, sem outro fim senão o de arder, tanto maior quanto mais se oferta : "dom sagrado".
Dos becos e vielas do coração obscuro de Lisboa ou dos salões da aristocracia castiça uma mesma Voz se ergue, quando o crepúsculo reabsorve na treva as femininas formas da cidade branca e rosa. O vento, que outrora engravidava as éguas no Monte Santo, vem agora dedilhar as cordas de uma guitarra portuguesa. O Tejo empresta a frescura e o ritmo das suas vagas. E as ninfas, sereias e tritões tomam forma humana, vestem-se de negro, à luz da Lua, para ficarem mais nús, mais íntimos à Noite absoluta. Então as Musas, as camonianas Musas, sopram : a celebração começa.”
[…]
- Paulo Borges
“Entra pela janela aberta o rumor da avenida. E do parque entre os prédios, um músico ambulante toca o seu saxofone. É um som volumoso, oco, tem nos finais vibrações melodiosas. É uma música nostálgica, de uma lentidão genesíaca. E a toada sobe por entre o rumor do tráfego. E paira ao alto como uma estrela.”

-Vergílio Ferreira
Shomei Tomatsu

Verão. Lá fora o esfalto queima . A luz agride. Vidas plurais amontouam-se no Aeroporto de Lisboa. Torna-se difícil isolar um gesto. A rapariga branca , com uma claridade terna, abraça o seu grande amor, um rapaz mestiço com um chapéu de palha castanho e rastas que lhe dão por baixo dos ombros . Ficou envolvido naqueles braços mesmo antes de pousar as malas. Sorria cheio de presença.
"O "eu" constitui o privilégio apenas daqueles que não vão até ao fim de si mesmos"

-Jorden Matter vs Emil Cioran

Jordan Matter

(...)

"Não será tempo de estas dores antiquíssimas se tornarem

finalmente fecundas? E não será tempo de nós,

os que amamos, nos libertarmos de quem amamos, como trémulos vencedores?

De sermos como a flecha que, vencendo o arco, se solta, toda ímpeto,

passando a ser mais do que ela própria? Pois em nenhum lugar se permanece imóvel."
(...) 


- Rainer Maria Rilke
“It’s not me that’s dancing, It’s my guts."
 - Kazuo Ohno





“Terei que morrer de novo para de novo nascer? Aceito. Vou voltar para o desconhecido de mim mesma e quando nascer falarei em “ele” ou “ela”. Por enquanto o que me sustenta é o “aquilo” que é um “it”. Criar de si próprio um ser é muito grave. Estou-me criando. E andar na escuridão completa à procura de nós mesmos é o que fazemos. Dói. Mas é dor de parto: nasce uma coisa que é. É-se. É duro como uma pedra seca. Mas o âmago é it mole e vivo, perecível, periclitante. Vida de matéria elementar.”

- Clarice Lispector
"Viver disposto para o voo, pronto para qualquer partida."
Adama vs María Zambrano

"É preciso ter asas quando se ama o abismo." 

 

- Friedrich Nietzsche



A liberdade é um cavalo selvagem; o espaço é um abismo. Não era esta a ideia que tinhas?
"Todo espírito profundo necessita de uma máscara. Direi ainda mais: em torno de todo espírito profundo, cresce e desabrocha sem cessar uma máscara. "
 
Kzuo Ohno por Eikoh Hosoe vs Fredrich Nietzsche

Shomei Tomatsu

“My soul is turning to ashes.
If I breathe out
They spill from my body.
I breathe myself in and out.
My soul floats throughout the sky
As it turns to ashes and falls.”


-Kazuo Ohno