Linhas e Fotografias

(Imagem : Martim Whatson)

“Hoje o orvalho
apagará o teu nome
do meu chapéu”

- Bernard Plossu vs Matsuo Bashô

APAGAR



"Escrevia uma página.

Relia-a e cortava logo alguns parágrafos. Voltava a lê-la e tirava algumas frases. Depois ia às palavras. Reparava na inutilidade de muitas e extraía-as. O que se encontra após uma vírgula também podia desaparecer. O ponto e vírgula geralmente indicia a ineficiência das frases que une, e eram retiradas.

Continuava assim durante algum tempo.

Se não fosse a sua mulher roubar-lhe a página, restaria uma palavra ou talvez nada.

Ele precisava tanto de escrever como de apagar o que escrevia."



- Pedro Paixão
O CHAPÉU

Era um dia de Setembro. Correntes de ar fresco arrefeciam o Verão. No Miradouro da Graça, um menino loiro – perfeita figurinha arrancada de um conto – corria atrás dos pombos com uma vivacidade de espantar. Quando desistiu, o vento levou-lhe o chapéu. Foi pousar na cabeça de um rapaz de pele escura que andava a mendigar por ali. Ao descolar os olhos do chão – coisa raramente vista! – uma nota caiu-lhe aos pés. O menino loiro voltou para dentro do livro, agora sem chapéu. Quem rapidamente se apercebeu da falta da palavra foi Beni, que ouvia a história pela segunda vez. O pai repôs a palavra perdida na frase a letras manuscritas e o nosso personagem retomou a figura original. Por fim, a menina adormeceu e o pai fechou o livro remendado à mão.









“O espaço é uma raiz viva.”


- Jean Yves Lemoigne vs Paulo Borges

"Se escrevo não é para procurar a minha voz
a minha voz está em toda a parte embora não a ouça"


- José Saramago por João Francisco Vilhena vs António Ramos Rosa

"Todas as palavras são conhecidas, mas renascem com a criança."

- Elena Shumilova vs Carlos  Drummond de Andrade

(...)
“Pois venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma. “


(…)


- Adama vs Fernando Pessoa

"Não chores, princesa. As nuvens também são céu."

- Alec Soth vs Paulo Borges






(...)"Ficar como ficamos,
Sem pensar nem querer,
Dando o que nunca damos."


-Adama vs Fernando Pessoa



“O rio corre para o mar e a menina adormece sem vontade de acordar.”

- Claude Batho vs Verónica Louise



1.

«Um grande debate, inédito e histórico.» Luzes, sublinhados e altifalantes. No final fica a sensação de uma mão cheia de nada.



2.

Os comentários andam na boca de muita gente mas pouco acrescentam (“ mastiga, deita fora, vai embora” ). Aponta-se com o dedo, enchem-se as fotografias de dedadas;olha-se de cima o tracejado do caminho, citam-se nomes e números. Pressiste o drama individual da história única.



3.

« Não há nada a ganhar nem perder» . Só há ganhar e perder. E a vitória é tão fixe!

"Em volta dele fadas,

dragões,
elfos...

“Isso não existe!”

Sumiram.

O adulto nasce, a criança morre."



- Edson Rossatto
O TAPETE



“O menino pusera um caixote no meio da casa de jantar e assim navegou durante horas, esbracejando no vácuo, perscrutando o horizonte que confinava com a parede, o tapete a fingir de oceano, o caixote a fingir de veleiro de grande tonelagem.

Pelas seis horas, como de costume, o pai chegou do trabalho.

Entrou na sala , teve o tempo bastante para repreender o filho por aquela ideia, ao mesmo tempo que pisava o tapete e perdia o pé, afogando-se."



- Jacques Sternberg
- Alessandra Sanguinetti

Nenhuma forma de amor tem tanto respeito pela liberdade do outro como a amizade."

-Adama vs Francesco Alberoni

(...)
As ilusões são para a alma o que a atmosfera é para a terra. Retirai esse brando ar e a planta morre, a cor empalidece. A terra por onde caminhamos é um ardente rescaldo. É marga o que pisamos, e seixos de fogo queimam os nossos pés. Somos desfeitos pela verdade. A vida é um sonho. É o despertar que nos mata. Quem nos rouba os sonhos, rouba-nos a vida.”
(...)



-  Eva Rubinstein vs Virginia Woolf
Não queiras ser.Não ambiciones.Não marques limites ao teu caminho.A Eternidade é muito longa.E dentro dela tu te moves, eterno.Sê o que vem e o que vai.Sem forma.Sem termo.Como uma grande luz difusa.Filha de nenhum sol.

- Claude Batho vs Cecília Meireles 





“Até morrer estarei enamorada
de coisas impossíveis:”

(…)

- Claude Batho vs Cecília Meireles



"(...)sou um globo
De chamas explosivas buscando Deus e queimando
A crosta dos meus sentidos, o muro da minha lógica,
A minha inteligência limitadora e gelada.”

(…)

-Pina Bausch por Paulo Pimenta vs Álvaro de Campos


 
"Há ritmos verbais que são bailados, em que a ideia se desnuda sinuosamente, numa sensualidade translúcida e perfeita."

- King Douglas vs Bernardo Soares




(...)
"Muitas vezes, a meio da viagem, os viajantes se perguntam pelo que persistirá, uma vez concluído o caminho. O que persistirá destas paisagens que atravessamos, em solidão e companhia; disto que já foi tão real diante de nós como nós próprios; disto pelo qual lutamos e vivemos; disto que o mundo encosta ao nosso ouvido como um segredo; disto que nos faz chorar e rir; disto que nos colocamos a amar desabaladamente? Uma vez concluído o caminho, que resta aos viajantes? Que podem eles trazer ou conservar ou repartir? Gosto de pensar nas palavras de Sophia de Mello Breyner: «Feliz aquela que efabulou o romance/depois de o ter vivido/(…)E sob o fulgor da noite constelada/ À beira da tenda partilhou o vinho e a vida»."



-  Ryan Schude vs José Tolentino Mendonça


"1-Fevereiro (sábado). Fiz cinquenta anos há dias. Como é óbvio, não acredito. Mas enfim, é a opinião do Registo Civil. Acabou-se, fiz cinquenta e três. É aliás uma idade inverosímil, a minha, desde os cinquenta. A «vergonha» da idade ( que não tenho) deve vir daí. E então lembrei-me : e se eu tentasse uma vez mais o registo diário do que me foi afectando? Admiro os que conseguiram, desde a juventude. Nunca fui capaz. Creio que por pudor, digamos, falta de coragem. Um romance é um biombo: a gente despe-se por detrás. Isto não. Mesmo que não falemos de nós ( é-me difícil falar de mimAliás como os outros, desconheço-me. Talvez, também porque me evito. A verdade é que, quando me encontro bem pela frente, reconheço-me intragável. Mas enfim as virtudes são também desgostantes. De resto, sou pouco abonado. Segundo a Regina, as virtudes que tenho têm mesmo raízes viciosas: tolerância por fraqueza, interesse pela arte, por vaidade e coisas assim. Não digo que aconteça isso com todas as virtudes; mas com algumas deve ser verdade. Chega. O meu «diário» está nas centenas de cartas aos amigos. Lembro as ao Lima de Freitas, L. Albuquerque, Costa Marques, Mário Sacramento, Eduardo Lourenço, alguns mais. Em todo o caso, essas mesmas, falsas. Excepto talvez quando sobre questões «sérias». E ainda aí há quase sempre um disfarce ou o tempero do gracejo. Serei agora capaz? Tento. Seguro-me ao argumento de que me dá prazer ler os registos dos outros. Leem-se sempre com curiosidade. Um motivo para insistir - satisfazer a curiosidade dos outros. Mas terei eu «outros?»"


Vergílio Ferreira