Linhas e Fotografias

(Imagem : Martim Whatson)


[…]

“Também não me interessa o que és, Diotima; adoro o mar pelo seu movimento incessante; adoro as nuvens do céu pelo jogo variado e instável; não posso exigir de ti que te mantenhas sempre a mesma: muito mais me deleita Diotima a imaginação, o poder criador, a perfeita compreensão com que se podem exprimir as correntes do mundo e penetrar, pela variedade, aos pontos fundamentais a que não chega a rigidez do político ou do filósofo. Em ti, Diotima, não vim procurar a verdade, vim procurar a poesia […] o que desejo dizer-te é que desistirei da verdade e dar-lhe-ás por mim o preço que quiseres – para ver surgir Diotima poética que Socrates não viu; Sócrates ouviu de ti o poema do Amor o que é diferente. Mas dúvida, ou, se queres, a maravilhosa flexibilidade que te adapta, com um canto novo, ao marinheiro, ou ao sofista, ou ao filósofo; não tens uma ideia que defendas, não tens uma doutrina a que te apegues e se apoderem de ti, petrificando-te; és viva como a vida, Diotima, não forças o que surge, mas lhe respondes e o abraças.

[...]

- Cristina Garcia Rodero vs Agostinho da Silva

"Et tu seras aimée de mes amants, courtisée par mes courtisans. Tu seras la reine des hommes aux yeux verts dont j'ai serré aussi la gorge dans mes caresses nocturnes; de ceux-là qui aiment la mer, la mer immense, tumultueuse et verte, l'eau informe et multiforme, le lieu où ils ne sont pas, la femme qu'ils ne connaissent pas, les fleurs sinistres qui ressemblent aux encensoirs d'une religion inconnue, les parfums qui troublent la volonté, et les animaux sauvages et voluptueux qui sont les emblèmes de leur folie."

- Charles Buadelaire
"Só o mar das outras terras é que é belo. Aquele que nós vemos dá-nos sempre saudades daquele que não veremos nunca..." 

- Klavdij Sluban vs Fernando Pessoa

A VIZINHA



A Felicidade morava ao lado. Levado pelo entusiamo de rasgar horizontes novos e tocar metas, só quando mudava de casa dela se apercebeu.



- Imagem do filme Fa Yeung Nin Wa / “Wong Kar-Wai vs Verónica Louise
A vida social é pobre porque está sempre tudo bem. Põe-se o melhor rosto — ainda que tenha acabado de sair de uma centrifugação —; raramente falta um sorriso — mesmo que seja o secreto e pálido esboço de uma lágrima — e arranja-se lugar para contar o melhor de nós. Quando se chega a casa, tiram-se os saltos e somos da mesma altura de todos e de ninguém.


“Aconteceu-lhe aquilo que lhe costumava acontecer na carruagem do comboio, quando pensava que seguia para a frente e ia para trás, e de repente descobria a verdadeira direção”!

- Nan Goldin vs Léon Tolstoi



REFLEXO NA ÁGUA


"À superfície de uma torrente rápida não se distinguem reflexos, nem próximos nem distantes: mesmo que a água não esteja turva, mesmo que livre de espuma, numa contínua agitação, na sua incessante renovação, os reflexos são infiéis, fluidos, incompreensíveis.
Só quando a torrente, depois de passar rios e mais rios, alcança um estuário amplo e calmo, ou para numa enseada, ou num lago, onde a água não estremece, vemos no espelho da superfície cada folha de árvore da margem, cada pluma de nuvem diáfana e a profundeza azul do céu.
Assim és tu, assim sou eu. Se até agora continuamos sem ver, sem refletir a verdade eterna bem estampada, não será isso porque ainda nos movemos para qualquer parte? Porque ainda vivemos...?"

- Bryan Schutmaat vs Aleksandr Soljenitsin