Linhas e Fotografias

(Imagem : Martim Whatson)
Bernard Plossu

"Conheço bem a aurora. [...] Por detrás do clarear está o limiar incerto da Terra.
A aurora é para o dia o que a Primavera é para o ano, quer dizer, o que o bebé é para o morto.

A aurora estende um fumo de bruma sobre os rios e os lagos. É um véu que se entrepõe entre o Sol que se levanta e o seu reflexo, que se espalha na região do ar que o envolve.
É o seu próprio calor que torna impossível vê-lo no instante do seu nascimento. Não conhecemos nunca o que começa no seu início. Qualquer causa em nós é recapitulada e fictícia.
Não conhecemos nunca o que acaba no instante do seu verdadeiro fim. Todo o adeus é uma palavra que queremos acreditar que conclui. Ora ela não começa nada e nada acaba."

- Pascal Quignard
“Por detrás de cada olho, pata, mão, barbatana, asa, há um desejo infinito de felicidade...”



- Bernard Plossu vs Paulo Borges

“ Dentro em breve vai descer o pano, o espetáculo acabou. Que papel foi o teu? Não o sabes bem, mas não vale a pena sabê-lo. Terás talvez desempenhado um papel importante. Terás talvez desempenhado um papel secundário como o daqueles criados que entram em cena para dizerem apenas está lá fora uma senhora e não dizem mais nada até ao fim. Ou de um músico que toca apenas algumas notas ou uma só vez os ferrinhos. Mas pensa que esta breve intervenção foi importante para a peça se realizar. Não tens missão nenhuma, mas tiveste. Qualquer coisa foi possível acontecer só porque disseste está lá fora uma senhora ou tocaste uma só vez os ferrinhos? Não o sabes. Mas foste útil decerto a toda a representação ou concerto. Dentro em breve o pano vai baixar. E a História fez-se contigo e foi silêncio como com todos os outros.”

- André Kertesz vs Vergílio Ferreira


Creio que a amizade, como o amor do qual ela participa, exige quase tanta arte como uma figura de dança bem conseguida. É preciso muito entusiasmo e muita contenção, muitas trocas de palavras e muitos silêncios. E sobretudo, muito respeito – esse sentimento da liberdade dos outros, da dignidade dos outros, a aceitação sem ilusões, mas também sem a menor hostilidade ou o menor desprezo por um ser tal como ele é.”


- Stéphane Berla vs Marguerite Yourcenar
"Se emprestas roupa a quem tem frio, se dás comida a quem tem fome, porque não emprestas o teu marido por solidariedade?" 
 

 - Paulina Chiziane
Isabella Rossellini por Irving Penn

Miles Davis por Irving Penn


"Ela reparou nele mal entrou na discoteca. Ele lançou-lhe um olhar intenso. Ela não desviou os belos olhos verdes. O jogo prolongou-se por algum tempo. As amigas d' Ela sorriam cúmplices. Os amigos d'Ele davam-lhe palmadas nas costas e riam alto. Finalmente Ele tomou coragem e apresentou-se. Cinco minutos depois Ela já tinha a certeza que aquele não seria, não poderia ser, o grande amor da sua vida. Pediu licença e foi dançar. Encontrou um velho amigo e decidiram ir juntos explorar a noite.

À saída, Ele agarrou-a por um braço: « precisamos conversar», murmurou com um ar sombrio. Ela fez sinal ao amigo para que aguardasse um instante.

Ela — O que se passa?

Ele — O que se passa pergunto eu! Quem é esse sujeito?

Ela — Como quem é esse sujeito? É meu amigo!

Ele — Você não pode sair assim...

Ela — Porque não?

Ele — Depois de tudo o que se passou entre nós?

Ela — Depois de tudo o que se passou entre nós!?

Mas não se passou nada entre nós!



[…]



“Pensando bem, talvez Ele tivesse razão: porque é que uma troca de olhares há-de valer menos que uma jura de amor trocada, diante de um padre, aos pés de um altar?
Porque é que numa noite de amor, ou mesmo em duas, ainda que esplêndidas, se há-de passar mais do que no brevíssimo — eterno — clarão do olhar?
Para um homem como Ele o brilho do olhar dela era já Tudo: «tudo aquilo que se passou entre nós». Ele olhou-a, Ela sustentou-lhe o olhar. Seria preciso mais?
As mulheres queixam-se que os homens só pensam em sexo. O que fazem, porém, quando encontram correndo isolado, perigosamente isolado, na contramão da História, um homem para o qual o olhar ainda é tudo?”



[…]



- Todd Hido vs José Eduardo Agualusa, DEPOIS DE TUDO O QUE SE PASSOU ENTRE NÓS