Linhas e Fotografias

(Imagem : Martim Whatson)

"Ela reparou nele mal entrou na discoteca. Ele lançou-lhe um olhar intenso. Ela não desviou os belos olhos verdes. O jogo prolongou-se por algum tempo. As amigas d' Ela sorriam cúmplices. Os amigos d'Ele davam-lhe palmadas nas costas e riam alto. Finalmente Ele tomou coragem e apresentou-se. Cinco minutos depois Ela já tinha a certeza que aquele não seria, não poderia ser, o grande amor da sua vida. Pediu licença e foi dançar. Encontrou um velho amigo e decidiram ir juntos explorar a noite.

À saída, Ele agarrou-a por um braço: « precisamos conversar», murmurou com um ar sombrio. Ela fez sinal ao amigo para que aguardasse um instante.

Ela — O que se passa?

Ele — O que se passa pergunto eu! Quem é esse sujeito?

Ela — Como quem é esse sujeito? É meu amigo!

Ele — Você não pode sair assim...

Ela — Porque não?

Ele — Depois de tudo o que se passou entre nós?

Ela — Depois de tudo o que se passou entre nós!?

Mas não se passou nada entre nós!



[…]



“Pensando bem, talvez Ele tivesse razão: porque é que uma troca de olhares há-de valer menos que uma jura de amor trocada, diante de um padre, aos pés de um altar?
Porque é que numa noite de amor, ou mesmo em duas, ainda que esplêndidas, se há-de passar mais do que no brevíssimo — eterno — clarão do olhar?
Para um homem como Ele o brilho do olhar dela era já Tudo: «tudo aquilo que se passou entre nós». Ele olhou-a, Ela sustentou-lhe o olhar. Seria preciso mais?
As mulheres queixam-se que os homens só pensam em sexo. O que fazem, porém, quando encontram correndo isolado, perigosamente isolado, na contramão da História, um homem para o qual o olhar ainda é tudo?”



[…]



- Todd Hido vs José Eduardo Agualusa, DEPOIS DE TUDO O QUE SE PASSOU ENTRE NÓS