O essencial não
nasce nem envelhece. Mal se vê.
Linhas e Fotografias
(Imagem : Martim Whatson)![]() |
Nos
salões da sociedade corriam rumores que Milton trocara a sua
mulher por outra do mesmo género: ambas cabeleireiras, esbeltas,
da mesma idade e mestiças. Carol, a ajudante da primeira mulher,
talvez alheia à verdadeira causa, chamou a a isto falta de originalidade. A verdade é que as raparigas pareciam um só
rosto. Enquanto isto, Nádia, uma cliente habitual, procurava o
grande amor. E tudo o que a levava ali era parte do percurso
feito com uma espécie de cintilância febril.
-
Do filme Caramelo/ Nadie Labaki vs Verónica Louise
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[…]
“Também não me
interessa o que és, Diotima; adoro o mar pelo seu movimento
incessante; adoro as nuvens do céu pelo jogo variado e instável;
não posso exigir de ti que te mantenhas sempre a mesma: muito mais
me deleita Diotima a imaginação, o poder criador, a perfeita
compreensão com que se podem exprimir as correntes do mundo e
penetrar, pela variedade, aos pontos fundamentais a que não chega a
rigidez do político ou do filósofo. Em ti, Diotima, não vim
procurar a verdade, vim procurar a poesia […] o que desejo dizer-te
é que desistirei da verdade – e dar-lhe-ás por mim o preço que
quiseres – para ver surgir Diotima poética que Socrates não viu;
Sócrates ouviu de ti o poema do Amor o que é diferente. Mas dúvida,
ou, se queres, a maravilhosa flexibilidade que te adapta, com um
canto novo, ao marinheiro, ou ao sofista, ou ao filósofo; não tens
uma ideia que defendas, não tens uma doutrina a que te apegues e se
apoderem de ti, petrificando-te; és viva como a vida, Diotima, não
forças o que surge, mas lhe respondes e o abraças.
[...]
- Cristina Garcia Rodero vs Agostinho da
Silva
"Et tu seras aimée de mes amants, courtisée par mes courtisans. Tu seras la reine des hommes aux yeux verts dont j'ai serré aussi la gorge dans mes caresses nocturnes; de ceux-là qui aiment la mer, la mer immense, tumultueuse et verte, l'eau informe et multiforme, le lieu où ils ne sont pas, la femme qu'ils ne connaissent pas, les fleurs sinistres qui ressemblent aux encensoirs d'une religion inconnue, les parfums qui troublent la volonté, et les animaux sauvages et voluptueux qui sont les emblèmes de leur folie."
- Charles Buadelaire
A vida social é
pobre porque está sempre tudo bem. Põe-se o melhor rosto — ainda
que tenha acabado de sair de uma centrifugação —; raramente falta
um sorriso — mesmo que seja o secreto e pálido esboço de uma
lágrima — e arranja-se lugar para contar o melhor de nós. Quando
se chega a casa, tiram-se os saltos e somos da mesma altura de todos e
de ninguém.
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